domingo, 8 de dezembro de 2013

BBC - 20/12/2002 - Bono e Joe Strummer fazem música para Mandela

Música '48864' foi assinada por Bono e Joe Strummer 
Música '48864' foi assinada por Bono e Joe Strummer
 
Uma música sobre Nelson Mandela, assinada por Bono, vocalista do U2, Joe Strummer, ex-cantor do Clash, e por Dave Stewart, ex-guitarrista dos Eurythmics, será interpretada pelos três em um show na África do Sul.
A apresentação será realizada no dia 2 de fevereiro de 2003 em Ilha de Robben, onde ficava a prisão na qual Mandela permanceu 18 dos 27 anos em que esteve encarcerado.
A canção é intitulada 48864, o número usado por Mandela quando era um prisioneiro em Robben Island. Segundo os organizadores do show, Mandela, de 84 anos, deve subir ao palco durante a música.

O show – cuja renda será destinada a vítimas da Aids e do vírus HIV – será realizado no interior da prisão, que, atualmente, é um museu tombado como patrimônio da humanidade.


HIV e Aids
Por sua oposição ao regime do apartheid na África do Sul, Nelson Mandela permanceu mais de duas décadas preso. Ele foi solto em 1990. Em 1994, ele foi eleito presidente da África do Sul – o primeiro negro na história do país a exercer o cargo.

Cerca de um em cada nove sul-africanos tem Aids ou está infectado pelo vírus HIV, o que representa 4,8 milhões de uma população 43 milhões.

"Será um grande número de encerramento. Cantar essa música e ter Nelson Mandela no palco, falando ao mundo sobre o vírus HIV e sobre Aids", disse Dave Stewart, um dos organizadores do show.


Mandela falará sobre Aids e o vírus HIV

Segundo o ex-guitarrista dos Eurythmics, a música fará parte do disco registrando o concerto.

A apresentação trará ainda a participação de artistas como Shaggy, Macy Gray, Queen, Nelly Furtado, Jimmy Coldplay, Angelique Kidjó, Femi Kuti, Yusuf Islam, Ludacris, Lamya e Deborah Cox.

O show será transmitido por diversas emissoras de TV de todo o mundo.

A renda da apresentação vai ser destinada à Fundação Nelson Mandela, ao programa de combate à Aids da ONU – a Unaids –, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos e ao Museu da Ilha de Robben.

 
Joe Stummer, ex-Clash é co-autor de música


Simultaneamente ao show de Robben Island, haverá uma apresentação no estádio de Greenpoing, na Cidade do Cabo, que tem capacidade para 35 mil pessoas.

Mandela, que admite sentir-se constrangido em dizer a palavra "preservativo" em público, tem sido um importante ativista de campanhas de esclarecimento sobre HIV e Aids, desde que abandonou a presidência sul-africana, em 1999.

Segundo pesquisadores, até 7 milhões de pessoas na África do Sul podem estar infectadas com doenças ligadas à Aids até 2010.

Apartheid

Os organizadores da apresentação foram criticados por terem escolhido a Ilha de Robben como uma das sedes do evento.

Segundo os críticos, a escolha foi uma falta de respeito com as vítimas do apartheid que foram presas na Ilha de Robben Island.

"Não acredito que o concerto seja desrespeitoso com as vítimas do apartheid", disse Ned O'Hanlon, o produtor-executivo do evento.

"Muito pelo contrário, é uma forma de lembrar o que o apartheid representou para aqueles que sofreram com esse sistema. Vamos restabelecer essa conexão", disse o produtor-executivo.



Fonte BBC: Link

Nenhum comentário:

Postar um comentário